skip to Main Content
Tributação Para Dentista Autônomo X PJ – Qual A Melhor Opção?

Tributação para Dentista Autônomo X PJ – Qual a melhor opção?

Entender a diferença entre a Tributação para Dentista Autônomo x PJ é a chave para pagar menos impostos!

É normal que você não saiba, logo de cara, qual é a melhor opção para o seu negócio quando o assunto é pagar impostos. Mas é claro que não significa que a Receita Federal te perdoará e aliviará a carga tributária que incide sobre a sua atividade! Por isso, é importante saber qual a diferença entre a Tributação para Dentista Autônomo x PJ!

A complexa e burocrática situação tributária brasileira desencoraja pessoas a empreenderem todos os dias. Nada de estranho até aí, nem todo mundo está pronto para lidar com a responsabilidade de pagar os valores de impostos aos quais uma empresa está sujeita. É claro que você não precisa lidar com isso sozinho, visto que esse é um trabalho da contabilidade, algo que você deverá contratar o mais rápido possível, pois é uma obrigação da legislação brasileira.

E não para por aí: a tecnologia da Receita Federal e da fiscalização como um todo evoluiu bastante nos últimos anos. Com isso, é preciso eliminar quaisquer possibilidades de deslizes serem cometidos, visto que os órgãos responsáveis por fiscalizar o pagamento dos seus impostos estão cientes das possibilidades e prontos para aplicar multas e outras punições.

Tributação para Dentista Autônomo X PJ – É preciso tomar cuidado com a fiscalização!

Por isso, vamos falar de uma ferramenta importantíssima, que permite que você pague apenas os impostos aos quais sua empresa realmente está sujeita, eliminando possíveis excessos por parte da Receita, os famosos impostos pagos a maior, além de garantir que você pague os valores EXATOS dos impostos, o que significa que sua situação não estará, jamais, irregular, com débitos.

O dentista autônomo é tributado da seguinte forma: o cálculo incide sobre o faturamento, subtraindo os custos. Ou seja, é tributado sobre o lucro.

Alguns custos que devem ser subtraídos:

  • Aluguel;
  • Conta de energia elétrica;
  • Conta de Água;
  • Conta de Telefone;
  • INSS,
  • Folha de Pagamentos;
  • Material de Escritório.

E se eu quiser ser profissional autônomo?

Se você quiser atuar como profissional autônomo, não tem problema, desde que esteja regularizado diante da Receita Federal e tenha suas obrigações em dia, de acordo com a tabela do IRPF.

Com a contabilidade em dia, você poderá manter um livro caixa sempre atualizado, onde tudo que for dedutível deverá ser registrado, o que reduzirá o lucro tributável, conforme já mencionado.

O Planejamento Tributário é a sua maior arma contra os impostos!

É fundamental que você, como um dentista empreendedor, saiba diferenciar os regimes tributários e suas vantagens, pois qualquer erro pode custar muito caro à sua empresa, seja ela uma clínica ou um consultório. Por isso, é imprescindível que você tenha o apoio de uma contabilidade para dentistas, que é especializada no seu tipo de negócio!

Agora… Se você quiser abrir um consultório…

Se você escolher por abrir um consultório terá que escolher entre os regimes tributários vigentes no Brasil:

São eles:

  • O Lucro Real;
  • O Lucro Presumido;
  • Simples Nacional.

Quem definirá o regime tributário mais vantajoso para o seu negócio é o contador. Ele estará ao seu lado e irá analisar toda a situação tributária da sua clínica, consultório ou atividade, e te orientará sobre as possibilidades.

Não deixe de falar conosco para entender qual a opção mais vantajosa entre a tributação para Dentista Autônomo X PJ. Nós te ajudaremos a compreender a sua realidade atual e que rumos seu negócio pode tomar!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Ram Assessoria Contábil?

Somos uma Contabilidade em Belém – PA, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @ramassessoriacontabil

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Recomendado só para você!
A sustentabilidade empresarial é uma das prioridades para os empreendedores…
Back To Top