skip to Main Content
Qual O Custo Para Abrir Uma Empresa Em Belém – PA?

Qual o custo para abrir uma empresa em Belém – PA?

Não há hora melhor para começar seu próprio empreendimento do que agora. Ao invés de ficar procurando emprego, que tal criar o seu? Mas… você sabe qual o custo para abrir uma empresa?

A ideia de ter um negócio não significa que basta largar tudo e despejar todas as suas reservas para abrir seu empreendimento. Por melhor que seja empreender, é necessário ter responsabilidade, e uma das primeiras coisas que você deve descobrir, como futuro empreendedor em Belém, é qual o custo para abrir uma empresa.

Está procurando por alternativas para ter uma vida melhor ou oferecer sustento para a sua família? Então veja os próximos parágrafos deste artigo e entenda o que precisa considerar antes de abrir o tão sonhado negócio próprio. Confira!

Abrir Empresa - Ram Assessoria Contábil

O que é necessário para abrir uma empresa?

Antes mesmo de abrir um negócio, é preciso colocar algumas coisas no papel. O primeiro deles é um plano de negócios.

Esse planejamento é essencial para qualquer empreendedor que queira conduzir um negócio sério – mesmo que o propósito seja o de divertir pessoas!

Mas, afinal, como fazer um plano de negócios?

Existem diversos métodos, mas se está chegando agora ao mundo do empreendedorismo, o melhor é manter a simplicidade. Escreva em um documento no computador ou em seu caderno algumas questões que irão nortear seu negócio.

Primeiro, pergunte qual serviço ou produto irá vender. Em seguida, estude sobre como anda o mercado de Belém. Por exemplo, se as pessoas estão comprando itens similares ou se queixam de que não há ninguém que disponha o serviço que planeja oferecer.

Depois, chega a hora do planejamento financeiro. É aqui que precisará descobrir qual o custo para abrir uma empresa em Belém e outros detalhes. Entre eles, quanto irá cobrar pelo seu produto ou serviço e quais serão suas principais despesas. 

Todos esses detalhes são importantes, e a partir daí você já terá uma noção dos custo de abrir uma empresa própria e mantê-la, de acordo com as peculiaridades do seu negócio.

Mas agora, para oficialmente se regularizar, você deve entender em qual modalidade e regime tributário a sua empresa se enquadra. De acordo com seu enquadramento, seu custo de abrir e manter a empresa será diferente. Continue a leitura e entenda melhor!

Qual o custo para abrir uma empresa em Belém?

O primeiro passo é descobrir em qual modalidade você se enquadra. Se pretende trabalhar por conta própria, por exemplo, o ideal pode ser abrir um MEI (Microempreendedor Individual).

Essa é uma modalidade jurídica que se enquadra no regime tributário Simples Nacional, e o custo que você terá para manter seu MEI é fixo e de, em média, 50 reais mensais. Entretanto, é importante lembrar que apenas empresas que faturem até R$ 81.000 por ano podem se enquadrar no MEI.

Outro ponto importante de destacar é que o MEI pode contratar apenas um funcionário. 

Esses impostos são recolhidos a partir de uma guia única. Você pode consultar os anexos do decreto-lei 123/2006 para conhecer as alíquotas cobradas de acordo com o serviço que seu futuro empreendimento oferecerá.

Qual opção custará menos para mim?

Depende. Se ainda está começando e vai faturar menos que R$ 81.000 por ano, e se está trabalhando sozinho ou pretende ter, no máximo, um emprego, o MEI certamente será a opção que menos irá te gerar custos e dor de cabeça.

Agora, se você deseja entrar com um sócio, se sua ideia é mais complexa e exige mais funcionários, se seu faturamento será maior que o limite do MEI ou se o seu empreendimento não se enquadra em nenhuma categoria aceita pelo MEI, você deverá procurar outra modalidade. E isso irá aumentar o custo para abrir e manter sua empresa.

Você pode, por exemplo, formar Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte, ainda dentro do Simples Nacional, ou seja, um regime mais simplificado. Ou você pode pesquisar outro regime tributário, como Lucro Presumido ou Lucro Real. Apesar de algumas opções serem mais complexas para calcular os seus custos, vale a pena estudar cada uma e ver qual é a mais vantajosa para o seu caso, dependendo do ramo de seu negócio.

Gostou do conteúdo? Achou complicado? Se precisar de alguma ajuda com o processo de abertura de sua empresa, é só entrar em contato conosco e contar com o auxílio de nossos especialistas!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Ram Assessoria Contábil?

Somos uma Contabilidade em Belém – PA, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @ramassessoriacontabil

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Summary
Qual o custo para abrir uma empresa em Belém - PA?
Article Name
Qual o custo para abrir uma empresa em Belém - PA?
Description
Está procurando por alternativas para ter uma vida melhor ou oferecer sustento para a sua família? Então veja os próximos parágrafos deste artigo e entenda o que precisa considerar antes de abrir o tão sonhado negócio próprio. Confira!
Author
Publisher Name
Ram
Publisher Logo
Recomendado só para você!
Vender é maravilhoso, e lucrar mais ainda, concorda?  Todos precisamos…
Back To Top