skip to Main Content
Saúde Financeira E O Ponto De Equilíbrio Operacional De Uma Empresa: Por Que São Tão Importantes?

Saúde financeira e o ponto de equilíbrio operacional de uma empresa: por que são tão importantes?

Duas coisas tão importantes, não é mesmo? Saúde financeira e ponto de equilíbrio operacional, são critérios de grande relevância para qualquer tipo de negócio.

Para se ter saúde financeira é preciso gerar lucro, porém nem sempre quem gera lucro tem saúde financeira, pois o lucro gerado pode não ser suficiente, e este é um dos motivos pelos quais o conhecimento do ponto de equilíbrio se torna tão importante.

É através do conhecimento e análise do ponto de equilíbrio que poderá se tomar melhores decisões, ou ainda, fazer correções, sempre que necessárias, acerca das estratégias de vendas, do planejamento dos custos e despesas, e desta forma melhorar a saúde financeira do negócio.

Somente a análise de dados financeiros e contábeis poderá elucidar essa realidade, que não deve estar distante, e sim muito próxima das questões empresariais.

Break-even ou ponto zero

O ponto de equilíbrio é  o ponto onde o lucro da empresa é igual a zero, ou seja, as receitas são suficientes para cobrir todos os gastos com impostos, custos e despesas.

Toda vez que o ponto de equilíbrio é atingido, a empresa passa a ter uma possibilidade maior de gerar lucro naquele período, e assim, evitar dificuldades ou apuros financeiros.

Para se conseguir chegar ao cálculo exato do ponto de equilíbrio, é preciso entender todos os dispêndios, ou seja, todas as saídas de recursos da empresa. Isso quer dizer que para se calcular o ponto de equilíbrio, será necessário levantar todos os pontos descritos abaixo:

  • Impostos sobre vendas.
  • Custos de produção.
  • Custos de prestação de serviços.
  • Custos de revenda.
  • Despesas fixas: pessoal, administrativas, comerciais e financeiras.
  • Gastos com investimentos.
  • Gastos com endividamento.
  • Gastos com parcelamentos fiscais.
  • Recursos destinados a sócios.

Conhecendo todas estas informações, fica muito mais fácil e assertivo fazer a previsão do ponto de equilíbrio do negócio.

Dessa forma, a empresa terá uma maior possibilidade de arcar com suas responsabilidades, evitando assim, dificuldades no seu fluxo de caixa.

O contador experiente saberá realizar esses cálculos todos, de modo a prever quais são os produtos que merecem mais atenção para poder colher mais lucros. Dentro desse critério e com um acompanhamento assertivo, a empresa tem melhores condições de atuar e performar com um fluxo de caixa no azul.

O problema é que, muitos empresários, acham que fazendo essas contas sozinhos, saberão como encontrar esse ponto de equilíbrio, quando, na verdade, os indicadores vão muito além do que a visão do empreendedor consegue enxergar.

E quando falamos em ponto de equilíbrio operacional de um todo, é preciso destacar o quanto ele está associado e vinculado a questão da saúde financeira.

Portanto, se você e sua empresa não possuem uma assessoria contábil e financeira que fornece esse amparo, você certamente está em sérios apuros e, muito provavelmente, passando por grandes conflitos econômicos, comerciais, fiscais, tributários e financeiros.

Então, nada melhor que procurar ajuda, certo?

Fonta: Hands

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Ram Assessoria Contábil?

Somos uma Contabilidade em Belém – PA, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @ramassessoriacontabil

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Recomendado só para você!
O mapeamento de processos hospitalares, chamado de MP, tem ações…
Back To Top