skip to Main Content
Margem De Contribuição – Entenda O Que é E Como Fazer Esse Cálculo!

Margem de contribuição – Entenda o que é e como fazer esse cálculo!

Saiba mais sobre o que é a margem de contribuição e então, calcule o valor dos seus lucros e não de suas despesas!

Manter um negócio funcionando se mostra ser um desafio cada vez mais árduo no Brasil, e desse modo, as perspectivas de melhora não são animadoras. Porém, você não é apenas uma pessoa no meio da multidão: você é um empreendedor.

E como tal, você está lutando contra a maré que se lança contra os seus sonhos e anseios, mas não se dá por vencido e decide traçar as linhas do seu próprio destino, mesmo contra todas as expectativas. De fato, é uma tarefa incrivelmente desafiadora, mas se ela for necessária para alcançar os objetivos que você idealizou conquistar, então todos os esforços valerão a pena.

E como valeram! Se hoje você está subindo as escadas do sucesso, foi por conta da sua determinação e do empenho em sua crença de construir algo para chamar de seu. Todavia, colher os frutos que estão dispostos não é o suficiente – e provavelmente nunca será -, e o seu desejo é por uma crescente do seu empreendimento até alcançar o que diriam ser impossível, mas não para uma pessoa que é a líder não só da sua empresa como de seu futuro.

E, pensando em como facilitar sua vida em busca do sucesso que você merece, no artigo de hoje iremos falar sobre a margem de contribuição. Vamos falar o que é e como fazer o cálculo desse conceito que pode te levar para o topo da escada para o seu sucesso pessoal e de tudo o que você construiu.

E aí, vamos lá? Boa leitura!

Confira Nossos Serviços - Ram Assessoria Contábil

O que é uma margem de contribuição?

A margem de contribuição um valor que é o resultado de uma conta matemática que envolve os custos e as despesas variáveis que entram em subtração em relação ao valor do preço comercial ou preço de venda do seu produto.

Ou seja, é a quantia que sobra dos gastos com a produção, direta e indiretamente, em comparação com o valor ao qual o seu produto ou serviço é disponibilizado ao mercado. Ou, em outras palavras, representa o seu lucro sobre cada item comercializado. 

Dois conceitos importantes antes de passar para o cálculo são: o custo variável e a despesa variável. Sabemos que você deve estar pensando na diferença entre os dois, então, explicaremos. Custo variável é o valor relacionado à produção da mercadoria em si, contando com matérias-prima e mão-de-obra, e despesas variáveis são os números relativos à gastos com recursos que não estão diretamente ligados à confecção, mas a auxiliam e, sem ela, seria impossível concluir o procedimento – como a energia elétrica, a internet, etc.

Como fazer o cálculo da margem de contribuição?

Para fazer o cálculo da margem de contribuição corretamente, é necessário já ter feito o levantamento dos itens que citamos nos parágrafos anteriores. Uma vez com os números sobre o preço final das vendas, as despesas e custos variáveis em mãos, você já tem tudo para começar a calcular.

Margem de contribuição = preço final das vendas – (custos variáveis + despesas variáveis)

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e se ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Ram Assessoria Contábil?

Somos uma Contabilidade em Belém – PA, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @ramassessoriacontabil

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Summary
Margem de contribuição - O que é e como fazer esse cálculo?
Article Name
Margem de contribuição - O que é e como fazer esse cálculo?
Description
Saiba mais sobre o que é a margem de contribuição e calcule o valor dos seus lucros e não de suas despesas!
Author
Publisher Name
Ram
Publisher Logo
Recomendado só para você!
Abrir um comércio não é um processo difícil, mas existem…
Back To Top