skip to Main Content
Lucro Real X Lucro Presumido – Qual O Melhor Regime Para A Sua Clínica Médica?

Lucro real x lucro presumido – Qual o melhor regime para a sua clínica médica?

A longa discussão sobre Lucro Real x Lucro Presumido está longe de acabar. Qual o melhor regime tributário para uma clínica médica? Te ajudamos a entender melhor o assunto e saber o porquê de ser uma questão tão complexa!

Lucro real x lucro presumido – se você nunca pesquisou por isso antes ou não falou com um contador a respeito deste assunto, sinta-se especial, porque absolutamente todo empresário e empreendedor em geral se pergunta a respeito do melhor regime tributário para o seu negócio!

O melhor remédio para a dúvida é conteúdo rico em informação, certo?

Pois, bem! Hoje estamos aqui para te ajudar a entender melhor o porquê de não ser possível dizer que o regime X é mais vantajoso que o Y logo de cara, quais questões precisam ser analisadas e o que você precisa saber antes de optar por um regime tributário específico!

Vamos conhecer?

Lucro Real x Lucro Presumido – quem ganha essa briga?

Tudo bem, você pode ter chegado aqui com a expectativa de que um regime seja melhor que o outro, porque talvez algum colega de profissão te recomendou ou um fórum na internet disse isso… Bem, não funciona desse jeito!

Por quê?

É o seguinte: alguns aspectos interferem diretamente na escolha do regime tributário “certo” para o seu negócio. Em alguns casos, não é possível escolher, e você está sujeito a um regime específico, dadas as características do seu negócio. Para uma clínica médica, existem questões a se considerar, e elas podem impactar positivamente ou negativamente nos impostos que você paga.

Depende muito do regime tributário escolhido!

Por exemplo: existem empresas de outros segmentos que se beneficiam pelo Simples Nacional, devido ao anexo no qual estão enquadradas, enquanto outras, nem tanto, e poderiam optar pelo Lucro Presumido… Porém, os empresários donos desses negócios acreditam que toda e qualquer empresa de determinado segmento pode e deve ser enquadrada no mesmo regime tributário, sem considerar o porte, o faturamento etc.

É bem verdade que a apuração do Lucro Real é bem mais complexa que a do Lucro Presumido e do Simples Nacional, mas os impostos aos quais uma clínica médica normalmente está sujeita são:

  • O IRPJ;
  • A CSLL;
  • O PIS/COFINS;
  • O ISS;
  • E o INSS.

Dentro do Simples Nacional, a tributação pode variar de 6% a 33% sobre o seu faturamento. Enquanto isso, o Lucro Presumido tem uma tributação de 32% sobre a receita bruta, já que clínicas médicas pertencem ao setor de serviços.

Mas, isso não significa que você esteja obrigado a pagar impostos tão altos assim. A verdade é que na disputa entre Lucro Presumido x Lucro Real, somente um contador especializado na contabilidade para médicos poderá te ajudar a escolher o regime correto. Mas, vale adiantar que tanto clínicas quanto laboratórios podem ter seus impostos reduzidos de de 32% para 8% no IRPJ e de 32% para 12% na CSLL, caso seja optante pelo Lucro Presumido.

Logo, o Lucro Presumido pode ser mais vantajoso para o seu negócio. Ainda assim, é fundamental analisar o seu negócio como um todo e verificar as possibilidades. Às vezes, é mais vantajoso ser tributado pelo lucro real do que pelo presumido. É preciso investigar!

Para isso, entre em contato com nossos especialistas. Será um prazer ajudar.

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Ram Assessoria Contábil?

Somos uma Contabilidade em Belém – PA, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @ramassessoriacontabil

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Back To Top