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Gestão De Crise Para Empresas: Saiba O Que Fazer Para Manter Seu Consultório Odontológico Ativo

Gestão de crise para empresas: saiba o que fazer para manter seu consultório odontológico ativo

A pandemia chegou e tivemos uma crise não só sanitária como econômica. Como lidar, então, com os problemas financeiros causados por ela? Como manter seu consultório ativo  apesar da crise? Saiba agora como fazer uma gestão de crise eficiente para seu consultório odontológico!

Ninguém esperava que uma pandemia pudesse mudar tanto o modo como vivemos, e muito menos que ela afetaria nossas vidas econômicas e financeiras. Segundo o jornal digital Uol, o Brasil caminha para a sua maior crise econômica do século, devido a uma combinação entre crise sanitária e política. 

As pequenas e médias empresas foram as que mais sentiram no bolso os efeitos econômicos da pandemia. Com demissões em massa, lojas físicas impossibilitadas de abrir e pouco poder aquisitivo por parte dos consumidores, tudo culminou para que instalasse uma crise econômica intensa aos empresários brasileiros. 

Na área da saúde, ao contrário do que algumas pessoas pensam, não foi muito diferente. Apesar do setor odontológico ser considerado serviço essencial e não correr o risco de fechar temporariamente devido à quarentena, muitos dentistas tiveram seus consultórios afetados pela crise. 

Pacientes cancelando consulta por medo da pandemia ou falta de dinheiro causado por ela, tratamentos interrompidos, entre outros fatores, levaram os consultórios a enfrentarem crises em diversas proporções. Mas como mudar esse cenário? Confira agora como manter seu consultório odontológico ativo, com uma gestão de crise de sucesso, mesmo durante a  pandemia do coronavírus. 
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Reinventar para não perder

Pode parecer estranho o quanto as palavras “reinventar” e “ressignificar” apareceram no nosso cotidiano nos últimos meses. Mas, engana-se quem acha que isso se tornou um clichê e não é necessário dar atenção.

É preciso reinventar o seu negócio. Os consultórios odontológicos, por exemplo, precisam focar em realizar uma gestão de crise eficiente, pensando em seu diferencial e se promover a partir daí. É bom pensar em coisas como:

  • “O que meu consultório oferece de melhor?”; 
  • “Por que um paciente viria até a mim?”;
  •  “Onde está o meu público-alvo, e como farei para eles sentirem a necessidade de procurar o meu consultório?” 

Ao se questionar sobre esses pontos, você consegue traçar um rumo e identificar o melhor caminho para fazer a Gestão de crise do seu consultório odontológico e atrair mais pacientes, apesar da momento. Reinventar o seu negócio significa promover saídas diferentes e possíveis de serem feitas para as questões que afligem financeiramente sua vida como empreendedor. 

Essas saídas possíveis podem ser muito mais óbvias do que imaginamos. Por exemplo: Conheça seus pacientes e seu público-alvo. Ligue para eles e pergunte o porquê de interromper um tratamento. Se foi por falta de dinheiro, ofereça promoções ou métodos de parcelamento maior. Se o paciente se nega a ir ao consultório por medo de contaminação pelo coronavírus, mostre que você segue todas as regras de higienização e esterilização.

O objetivo aqui é reinventar para não perder, por isso, não tenha receio de ouvir as demandas de seus pacientes.

Tenha uma boa presença digital

O mundo está digital e você precisa acompanhar as mudanças dessa nova era tecnológica, para não perder para a concorrência, principalmente em época de crise. Ter uma presença digital vai muito além de ter uma página no Facebook ou um perfil no Instagram. É o modo como você divulga seu negócio, a partir disso, que trará resultados consistentes. 

Por isso, invista no marketing de conteúdo. Crie um blog do seu consultório e escreva sobre temas relacionados à sua área de especialidade. Divulgue nas suas redes sociais, promova dicas de como as pessoas podem cuidar da saúde bucal. Fale sobre doenças e problemas que podem surgir caso a pessoa não tenha uma rotina de frequentar o dentista etc. 

Se mostre autoridade no seu ramo e as pessoas vão te procurar! Estar presente no Google também é muito importante, afinal, o Google é a nossa maior plataforma de buscas. Imagina que alguém, por exemplo, pesquise sobre quanto custa um implante dentário  ou ou procure por preço clareamento dental ou até mesmo coloque palavras-chave como implante dentario preço e o seu site for um dos mais acessados?! Isso garante a autoridade necessária no meio digital, transformando em pacientes ao longo do tempo. 

Faça uma conscientização sobre a saúde bucal

Além de ter uma boa presença digital, você precisa fazer uma conscientização recorrente sobre a importância de cuidar da saúde bucal. A população precisa entender a necessidade de procurar um consultório odontológico sempre, não só quando for uma emergência.

É válido fazer campanhas e parcerias com outras empresas, escolas ou universidades para abordar sobre assuntos da sua área de especialidade. Fale sobre temas que são muito procurado hoje em dia,  porém pouco explicado como, por exemplo, lente de contato dental

Conclusão

Existe um ditado popular que diz que só sendo visto que você será lembrado. Então, Fazer uma gestão de crise e atrair mais pacientes ou manter os que já são fixos, e não ser tão afetado pela crise econômica do país, você precisa demonstrar autoridade no seu segmento e reinventar seu modo de divulgação. 

Você viu neste artigo alguns caminhos para fazer uma Gestão de crise financeira eficiente no seu consultório odontológico, que se abateu às pequenas e médias empresas brasileiras, como:

  • reinventar seu negócio;
  • fidelizar seus clientes através de um bom relacionamento e ouvidoria;
  • ter uma boa presença digital;
  • promover campanhas e parcerias;
  • ser autoridade e especialista na sua área;
  • fazer conscientização sobre a saúde bucal.

Conteúdo produzido por Beatriz Estima, redatora na empresa Vue Odonto

 

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