skip to Main Content
Gestão De Ativos – Entenda Como Ter Uma Empresa Rentável E Sustentável

Gestão de ativos – Entenda como ter uma empresa rentável e sustentável

Se você não está usando ao máximo todos os recursos da sua empresa, precisa aprender sobre gestão de ativos com urgência!

Ter uma empresa sustentável é essencial para a sobrevivência do seu negócio. Não basta apenas render, é preciso criar condições para se manter por longos anos, mesmo com grandes flutuações no mercado.

Quer que sua empresa sobreviva o máximo de tempo possível? Então fique conosco e entenda melhor o que é a gestão de ativos e como ela é uma peça-chave para que tenha um negócio rentável e sustentável.

Confira!

Confira Nossos Serviços - Ram Assessoria Contábil

Gestão de ativos – o que é?

Para começar a entender como melhorar a sustentabilidade do seu negócio, primeiro você precisa saber o que é a gestão de ativos. 

Preste atenção na definição abaixo:

Gestão de ativos engloba um conjunto de atividades para balancear custos, oportunidades e riscos dentro de um negócio.

Um ativo pode ser qualquer bem físico usado em sua empresa. Maquinário industrial, computadores da área administrativa e matérias-primas usadas na produção são exemplos de ativos.

Cadeiras, mesas, impressoras e até mesmo a maquininha de café também são considerados ativos, mesmo que não gerem lucros diretos.

Por que a gestão de ativos é importante?

Todos estes ativos podem ser oportunidades ou riscos que representam algum tipo de custo. Por exemplo, o maquinário da sua fábrica provavelmente exige uma manutenção periódica. Logo, podemos dizer que esse ativo tem um custo associado, além da sua capacidade de produção e o preço de compra.

Se você não gerencia seus ativos, é possível que acabe comprando um aparelho mais caro do que precisa. Ou que a vida útil do seu maquinário seja menor, se comparada às máquinas dos concorrentes.

Na gestão de ativos, você não apenas se lembrará de uma data, mas, também, irá calcular o quanto em quanto tempo a máquina precisa de manutenção, o custo de consertá-la e até mesmo o quanto ela pode produzir em sua vida útil.

É por isso que a gestão de ativos é tão importante para qualquer negócio que queira evoluir ao longo dos anos!

Benefícios da gestão de ativos

Logo acima, você entendeu o que é a gestão de ativos e porque ela é importante. Para que possa compreender melhor e começar a estudar mais sobre como implementá-la em sua empresa, montamos uma lista com 3 dos principais benefícios da prática.

Confira!

1. Diminuição dos custos

O primeiro e talvez mais óbvio benefício é a diminuição dos custos. Com uma gestão de ativos eficiente, você fará menos compras de emergência, o que significa comprar ativos pelos menores preços possíveis.

Você também evitará a incidência de perdas de material e até mesmo diferenças nos cálculos de balanço patrimonial, por exemplo.

2. Maior controle da depreciação dos ativos

Um dos cálculos que a gestão de ativos faz é o da depreciação dos seus ativos. Com isso, você terá maior controle sobre a vida útil de um aparelho, além de saber o que é necessário para prolongá-lo.

Por exemplo, além de saber quantas vezes precisa fazer manutenção nos aparelhos, também saberá com mais exatidão quando eles precisarão ser trocados.

3. Otimização do orçamento

Com seus ativos sob controle, torna-se muito mais fácil estabelecer um orçamento e metas de gastos. Inclusive, será mais fácil ter aprovação para compra de novos aparelhos ou materiais.

Isso acontecerá porque você terá mais provas de que as trocas serão necessárias e vantajosas para a empresa.

Resumindo todos os benefícios em poucas palavras: a gestão de ativos lhe permite aproveitar 100% dos ativos do seu negócio!

Se interessou e quer entender mais sobre como a gestão de ativos pode ser benéfica ou quer saber como implementá-la em seu negócio? Fale com um de nossos especialistas!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Ram Assessoria Contábil?

Somos uma Contabilidade em Belém – PA, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @ramassessoriacontabil

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Summary
Gestão de ativos - Como ter uma empresa rentável e sustentável?
Article Name
Gestão de ativos - Como ter uma empresa rentável e sustentável?
Description
Quer que sua empresa sobreviva o máximo de tempo possível? Então fique conosco e entenda melhor o que é a gestão de ativos e como ela é uma peça-chave para que tenha um negócio rentável e sustentável.
Author
Publisher Name
Ram
Publisher Logo
Recomendado só para você!
Muitos comerciantes abrem as portas de suas empresas sem muito…
Back To Top