Como fazer a análise correta do fluxo de caixa da sua empresa? Veja o passo…
Tenha uma gestão financeira eficiente para sua clínica médica [Receba uma planilha de fluxo de caixa]
Entenda como organizar o fluxo de caixa de sua clínica médica e garanta uma planilha para te auxiliar!
Um dos maiores desafios do empreendedorismo envolve manter uma gestão eficiente para clínicas médicas, mas a boa notícia é que isso não é uma causa impossível de ser resolvida, aliás, existem muitos pontos que podem ser explicados, aqui, que promovem o sucesso do seu empreendimento.
Vamos entender melhor?
De olho no fluxo de caixa de sua clínica médica
O fluxo de caixa pode-se dizer que se trata do coração de uma empresa. É nele que pulsa o capital que entra e que sai de sua clínica e por isso toda a atenção se faz necessária.
No entanto, com tantas responsabilidades na gestão de clínica médica, controlar a movimentação financeira pode ser um grande desafio.
Conta bancária própria
Pode parecer tolice, mas não é. Realmente, se você quiser manter as contas em dia e gerar maior equilíbrio financeiro à sua clínica, deve, portanto, possuir uma conta bancária própria, de forma a gerenciar as finanças de forma profissional, sem o envolvimento de contas pessoais com as da empresa.
Quais os custos da sua clínica médica?
Você conhece todos os custos de sua clínica médica?
Fazer levantamento de informações sobre os gastos da empresa é vital, visto que envolvem muitos compromissos como: pagamentos de funcionários, impostos, notas fiscais, fornecedores, material de apoio, itens médicos e clínicos entre outras despesas – onde todas devem ser contabilizadas.
Quanto mais informações você tiver, mais fácil será para reduzir custos e realizar ações econômicas e mais rentáveis.
Separação do contas a pagar e a receber da sua clínica
Para se ter uma boa gestão financeira é preciso gerar uma separação entre as contas a pagar e a receber. Manter uma planilha atualizada, com severo controle, permitirá que você tenha condições de prever possibilidades financeiras.
Será dessa forma também que você terá condições de analisar quais estão sendo os maiores custos da clínica médica, podendo medir o retorno assertivo de cada investimento realizado.
Outro grande benefício é que será possível evitar atrasos em pagamentos, gerando maior controle de capital e equilíbrio ao seu negócio.
Fundo de reserva
E quando falamos de gestão financeira para consultórios médicos não podemos deixar de citar que é preciso ter reservas para se proteger de eventos inesperados, como:
- Quebra de máquinas e aparelhos médicos.
- Pagamento de boletos ou de fornecedores – em períodos de baixa entrada de lucratividade.
- Cobrir despesas de férias de funcionários.
- Cobrir despesas com materiais.
- Cobrir despesas com manutenção de aparelhos.
- Dentre outros.
Esses são pontos que ajudam, e muito, ao se ter um fundo de reservas, já que é capaz de dar todo o suporte para momentos de maiores dificuldades.
Logicamente, há muito mais no sentido de gerar maior eficiência na gestão financeira e isso se dará com os devidos acompanhamentos e controles, portanto, não perca mais tempo no que é essencial e tenha toda a assessoria contábil e financeira para clínica médica!
Nós podemos e queremos te ajudar e, por isso, receba uma planilha de fluxo de caixa de sua clínica médica agora mesmo!