skip to Main Content
DRE – Demonstração Do Resultado Do Exercício – Como Funciona E Qual Sua Importância Para Sua Empresa

DRE – Demonstração do Resultado do Exercício – Como funciona e qual sua importância para sua empresa

A legislação brasileira é bem complexa, principalmente no que se refere às informações que devem ser repassadas periodicamente aos órgãos federais, estaduais e municipais.

Dentre os muitos documentos e relatórios que o empresário precisa apresentar, destaca-se a DRE – Demonstração do Resultado do Exercício.

Para muitos empreendedores, lidar com questões contábeis não é tão simples. E é exatamente por isso que preparamos este artigo com informações certeiras sobre a DRE. 

Acompanhe e entenda melhor como funciona a demonstração e por que ela deve ser emitida.

Boa leitura!

O que é a DRE – Demonstração do Resultado do Exercício?

A DRE nada mais é do que um resumo de todas as movimentações fiscais e contábeis da empresa, sejam estas operacionais ou não. Por ser anual, a declaração abrange informações e dados relativos ao ano do exercício. Além disso, é realizada junto ao balanço patrimonial.

A obrigatoriedade do documento está prevista na Lei das Sociedades por Ações, em vigor através da Lei nº 6.404/1976, mais especificamente no artigo 187.

A legislação que rege a DRE é bem específica e não permite muitas alterações no formato de apresentação dos dados. Uma curiosidade é que as informações devem ser listadas seguindo os modelos de competência. Ou seja, os lançamentos devem ser realizados logo quando ocorrem, mesmo que seu efetivo pagamento ou recebimento ainda não tenha sido concretizado.

Considerando todas as movimentações da empresa a DRE deve demonstrar, como resultado, o lucro ou prejuízo em forma líquida.

Mas quais informações são listadas da DRE?

Investimentos, despesas, custos e provisões. Para facilitar a apuração dos dados anuais, é recomendado que a empresa quebre a análise em trimestres ou meses. Adotando esta prática, a montagem da sua DRE será bem mais simples!

Confira Nossos Serviços - Ram Assessoria Contábil

Por que a DRE é importante?

A DRE é um dos documentos empresariais mais importantes de um negócio. É útil em inúmeros cenários, principalmente no que diz respeito  financiamentos bancários e tomada de crédito.

Através das informações mencionadas no demonstrativo, os avaliadores podem checar se a empresa possui capacidade de pagamento para quitar um empréstimo que esteja solicitando, por exemplo.

Mas não é só isso. Veja outros motivos que tornam a DRE extremamente necessária:

  • Conhecimento de despesas;
  • Custos com produtos ou serviços;
  • Montante de lucro ou prejuízo;
  • Recolhimento de impostos;
  • Nível de endividamento;
  • Decisões estratégicas.

Como estruturar uma DRE

Agora que você já tem um panorama geral sobre a DRE, vamos compreender como o documento é emitido. 

É interessante destacar que a responsabilidade pela elaboração da DRE – Demonstração do Resultado do Exercício é do escritório de contabilidade. O contador é a figura principal deste processo. 

Mesmo sendo emitida pelo profissional, é de grande valia que todo empreendedor saiba como a declaração é montada e estruturada.

Existem diversos modelos de DRE – Demonstração do Resultado do Exercício. Porém, de modo geral, ela deve ser estruturada da seguinte maneira:

  1. Receita Bruta de Vendas(-) devoluções de vendas/abatimentos/descontos comerciais cedidos/impostos (=)  Líquida de Vendas.
  2. Receita Líquida (-) custo das mercadorias/serviços (=) Lucro Bruto.
  3. Lucro Bruto (-) despesas operacionais/financeiras/gerais/administrativas (+) receitas operacionais (=) Lucro/Prejuízo Operacional Líquido.
  4. Lucro/Prejuízo Operacional Líquido (-) resultados não operacionais/debêntures/empregados/administradores (=) Lucro Líquido do Exercício (LLE).

É interessante destacar, também, que caso a empresa não apresente a sua DRE estará sujeita a multa aplicada pela Receita Federal ou demais órgãos competentes.

Gostou do artigo? Caso tenha continuado com qualquer dúvida sobre a emissão da sua DRE, não hesite em entrar em contato conosco!
Até breve!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Ram Assessoria Contábil?

Somos uma Contabilidade em Belém – PA, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @ramassessoriacontabil

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Summary
DRE - Como funciona e qual sua importância para minha empresa?
Article Name
DRE - Como funciona e qual sua importância para minha empresa?
Description
A legislação brasileira é bem complexa, principalmente no que se refere às informações que devem ser repassadas periodicamente aos órgãos federais, estaduais e municipais. Dentre os muitos documentos e relatórios que o empresário precisa apresentar, destaca-se a DRE - Demonstração do Resultado do Exercício. Para muitos empreendedores, lidar com questões contábeis não é tão simples. E é exatamente por isso que preparamos este artigo com informações certeiras sobre a DRE. Acompanhe e entenda melhor como funciona a demonstração e por que ela deve ser emitida.
Author
Publisher Name
Ram
Publisher Logo
Recomendado só para você!
O inbound marketing pode ser o queridinho do marketing digital,…
Back To Top