Descubra como diminuir a taxa de inadimplência e garantir um retorno financeiro vigoroso ao seu…
4 dicas de controle financeiro para consultórios médicos
Dificuldades com o controle financeiro do seu consultório médico? Conheça maneiras de acabar com esse problema!
Como tem sido feito o controle financeiro do seu consultório médico? Vem tendo algum problema? Precisa melhorar? Não sabe como fazer?
Chegou a solução! Estamos aqui para te ajudar!
E para isso, vamos revelar para você 4 dicas de controle financeiro para consultórios médicos, a fim de que o seu empreendimento não tenha prejuízos e possa seguir o caminho rumo ao sucesso!
Vamos lá?
Planejamento
A chave para qualquer negócio é o planejamento.
Isso porque se você não fizer um planejamento e mantiver a organização, o seu consultório médico vai ter dificuldades e problemas de funcionamento em toda sua estrutura, desde a parte financeira até os atendimentos, por exemplo.
Assim, o levantamento dos recursos financeiros utilizados em seu consultório devem, necessariamente, incluir todos os custos do estabelecimento, por menores que sejam.
As finanças pessoais e profissionais
Em hipótese alguma deve-se misturar as finanças pessoais com o fluxo financeiro do seu consultório. Isso está entre os fatores que mais contribuem para a falência de empresas no Brasil!
Sendo assim, para evitar que isso aconteça, realize uma retirada mensal em forma de pró-labore. Não faça retiradas adicionais, a não ser que essas sejam feitas como distribuição de lucro e estejam devidamente registradas no planejamento financeiro.
O fluxo de caixa
Sem dúvidas acompanhar o fluxo de caixa é uma das mais importantes formas para que você realize o controle financeiro do seu negócio.
Com essa ferramenta, você consegue realizar a projeção de receitas e de despesas, e ainda fazer uma gestão bem precisa do capital que possui mensalmente; basta avaliar os históricos do consultório médico para fazer ações mais assertivas.
Vale ressaltar que esse controle deve ser registrado de alguma maneira, pode ser no Google Drive, planilhas do Excel, ou ainda em sistemas de gestão financeira, estes já são adequados para fazer o controle do fluxo de caixa de maneira mais rápida e prática.
Atenção aos tributos do seu consultório médico
Você sabia que, dependendo do tipo de consultório e do valor de seu faturamento, ele pode se enquadrar no pagamento de determinados impostos ou ter isenção tributária?
Isso mesmo!
Para avaliar a situação do seu consultório médico com relação a esse fator, é bom que busque o auxílio de um contador especializado nesse segmento, já que este tem todo o conhecimento legal e expertise para te fornecer as melhores orientações.
Estas 4 dicas para controle financeiro para consultórios médicos são apenas o começo, mas você não precisar fazer tudo isso sozinho!
Se você já possui um consultório médico, ou está pensando em montar o seu negócio, é muito importante que tenha total controle sobre suas finanças; afinal, para que acumular pendências sendo que você pode organizar tudo isso, não é mesmo?
Mas não precisa se preocupar; você pode contar com uma empresa de contabilidade para te ajudar nesse e em outros detalhes específicos relacionados a esse segmento.
Assim, você tem mais segurança e alívio para fazer uma boa gestão do seu consultório médico!
Então, que tal marcarmos uma conversa? Nós podemos te oferecer o que é necessário para manter o controle e saúde financeira do seu negócio!