skip to Main Content
Aprenda Como Fazer Um Controle Financeiro Empresarial Com Excelência!

Aprenda como fazer um controle financeiro empresarial com excelência!

Controle financeiro empresarial: aprenda a fazê-lo da melhor maneira e entenda seus aspectos únicos!

Veja se você concorda com essa afirmação: “a maioria, senão todas, as pessoas que investem capital para abrir uma empresa, querem obter LUCRO”.

E aí, concorda?

É fato que isso nem sempre é uma tarefa fácil, mas todo empresário/gestor inteligente sabe que para ter lucratividade nos negócios é preciso que exista um eficiente controle financeiro empresarial.

Independente do tamanho da empresa, você deve ter um rígido controle financeiro. Visto que isso é fundamental para você conduzir o negócio para o caminho correto.

Quer saber como fazer um controle financeiro empresarial com excelência?

Listamos abaixo dicas infalíveis que vão te ajudar a fazer sua empresa crescer de forma saudável.

Acompanhe!

Planejamento financeiro empresarial x controle financeiro empresarial

Antes de iniciarmos, é necessário entender o que são estes dois conceitos, vez que ainda existem muitos empresários que fazem confusão sobre eles.

  • O planejamento financeiro empresarial é o modo de determinar como sua empresa vai atingir suas metas e objetivos estratégicos em termos de finanças, ou seja, é um meio de “antecipar o futuro” para que ela possa se preparar melhor para o que está por vir.
  • Já o controle financeiro empresarial coordena as atividades e a avaliação da situação financeira de sua empresa; é a etapa de acompanhamento das finanças para garantir que tudo esteja conforme o previsto e, se necessário tomar algum desvio, seu empreendimento não seja pego de surpresa.

 Logo, o planejamento financeiro é o fundamento, a base para o controle financeiro empresarial; isto é, enquanto no primeiro você estipula e planeja metas, no segundo você faz o controle, o acompanhamento para analisar se sua empresa está seguindo o caminho certo.

Percebe como tudo isso faz sentido?

Bom, agora veja como fazer um controle financeiro para sua empresa:

  • Defina os objetivos

Uma das etapas do controle financeiro empresarial é estabelecer metas.

Por exemplo, se seu objetivo é aumentar o faturamento, defina qual é o valor a ser alcançado e em quanto tempo pretende atingi-lo.

  • Crie indicadores de objetivo (KGI) e indicadores de desempenho (KPI)

Essas duas ferramentas são excelentes para você fazer um controle financeiro em sua empresa, pois, uma vez que o KGI mostra o resultado que você está alcançando o KPI indica se o desempenho está sendo bom o bastante para alcançar os objetivos no final.

Ao analisá-los, é possível checar se sua empresa está se afastando ou não de suas metas para, desse modo, tomar as medidas necessárias.

  • Adote medidas para corrigir eventuais problemas

Quando o desempenho for insuficiente para gerar o resultado esperado, defina quais ações podem ser realizadas para corrigir os erros.

Para isso, utilize os próprios dados obtidos nas etapas anteriores como método para obter respostas.

Identifique, por exemplo, se é possível se desfazer de determinados ativos que não contribuem com um bom retorno financeiro para sua empresa, se as despesas estão altas, entre outras possibilidades.

O que mais pode contribuir para um controle financeiro empresarial de excelência?

Como você pode notar, são muitos os dados e informações a serem calculados e registrados para haver um bom controle financeiro empresarial.

Sendo assim, se você for fazer esse processo manualmente, as possibilidades de falhas são maiores.

Por isso, é indicado que você use recursos tecnológicos como auxílio nesta tarefa, os softwares de gestão financeira e aplicativos de controle financeiro para empresas podem ser de grande ajuda!

Outro fator que pode contribuir muito no processo de organização e controle das finanças de seu negócio, é o profissional contador especializado em seu segmento de atuação, pois uma contabilidade possui todo o aporte, expertise e conhecimentos essenciais para te ajudar nas questões financeiras, bem como fiscais e tributárias.

Portanto, se você precisar de ajuda para fazer sua empresa crescer e obter LUCRATIVIDADE, venha conversar conosco! 

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Ram Assessoria Contábil?

Somos uma Contabilidade em Belém – PA, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @ramassessoriacontabil

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Recomendado só para você!
Contabilidade empresarial: entenda como as práticas contábeis podem auxiliar na…
Back To Top