skip to Main Content
Controle De Contas A Pagar – Como Funciona E Quais São Suas Vantagens

Controle de contas a pagar – Como funciona e quais são suas vantagens

O equilíbrio financeiro é o pilar de uma empresa de sucesso.

Seja você um prestador de serviços ou um comerciante, manter o controle de contas a pagar é crucial para que os compromissos sejam honrados, fornecedores sejam pagos e o saldo permaneça positivo.

Há muitas pessoas que não dominam as finanças empresariais e, por isso, sentem dificuldades em controlar o orçamento da pessoa jurídica. Mas fique tranquilo se este for seu caso.

A seguir, você entenderá melhor como funciona o controle de contas a pagar e por que é preciso adotá-lo com seriedade desde já. Vamos lá?

O que envolve o controle de contas a pagar?

Em um primeiro momento, quando se fala em contas a pagar, logo há a reflexão sobre organização de contas. No entanto, o conceito é um pouco mais abrangente.

O controle de contas a pagar não oferece informações apenas para manter os compromissos da empresa em dia. A partir dos dados verificados e lançados, é possível definir estratégias que equilibrem as finanças da empresa.

Se o caixa está próximo do limite e existem contas a serem pagas antes do fechamento do mês, por exemplo, cabe ao gestor responsável buscar alternativas sustentáveis para honrar com os compromissos firmados.

Confira Nossos Serviços - Ram Assessoria Contábil

Preciso de um software para controlar as contas?

Depende. 

Hoje o mercado oferece inúmeras opções de ERPs, inclusive na nuvem, que automatizam todos os processos da empresa, incluindo as contas a pagar. Há de se concordar que a automatização evita falhas humanas e garante mais transparência e eficiência ao processo.

No entanto, também é possível realizar um bom controle de contas a pagar utilizando planilhas de Excel, por exemplo. Neste caso, é preciso um conhecimento avançado na elaboração dos documentos, aplicando funções que facilitem a consolidação dos dados e apresentação destes.

Ao optar pelo método de controle das finanças da empresa, você deve avaliar a complexidade dos dados, a capacidade de atualização, conferência das informações por parte do profissional responsável e a disposição financeira para a contratação – ou não – de um software específico.

Vantagens de organizar o pagamento de fornecedores e demais despesas

Ao adotar um bom sistema de contas a pagar, a empresa pode prever os pagamentos que devem ser quitados em um determinado período e evitar imprevistos financeiros

Com a previsão de contas a pagar em mãos, há uma melhor análise de investimentos, custos e lucratividade, de modo que todos os compromissos sejam honrados e não comprometam a saúde da empresa.

Mas não é só isso. Conheça outras vantagens em manter um bom controle:

  • Otimização da conciliação contábil e bancária;
  • Dados concretos para gestão do fluxo de caixa;
  • Melhor controle de prazos e vencimentos;
  • Aumento da lucratividade, já que não haverá custo com pagamentos em atraso, multas, juras e outros ônus não previstos;
  • Em caso de contas comprometidas, avaliação e priorização de pagamentos;
  • Previsão transparente dos pagamentos para o próximos ciclos.

A fim de garantir uma boa gestão das contas da empresa, é de extrema importância que os profissionais envolvidos nas tarefas mantenham-se constantemente atualizados e qualificados, a fim de gerenciar da melhor forma possível as despesas e receitas do negócio. E isso independe do método de controle: manual ou automatizado.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe com seus amigos que se interessam pelo tema!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Ram Assessoria Contábil?

Somos uma Contabilidade em Belém – PA, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @ramassessoriacontabil

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Summary
Controle de contas a pagar - Como funciona e quais são suas vantagens?
Article Name
Controle de contas a pagar - Como funciona e quais são suas vantagens?
Description
O equilíbrio financeiro é o pilar de uma empresa de sucesso. Seja você um prestador de serviços ou um comerciante, manter o controle de contas a pagar é crucial para que os compromissos sejam honrados, fornecedores sejam pagos e o saldo permaneça positivo.
Author
Publisher Name
Ram
Publisher Logo
Recomendado só para você!
Como é feita a gestão de projetos industriais em sua…
Back To Top