skip to Main Content
Contabilidade Tributária – Entenda Como Ter O Controle E A Possível Redução Dos Tributos Empresariais

Contabilidade Tributária – entenda como ter o controle e a possível redução dos tributos empresariais

É sabido por todos que reduzir impostos é uma dos maiores sonhos da grande maioria do empreendedores do Brasil. Então, como forma de realização dessa vontade, surge a contabilidade tributária,  uma forma de não apenas reduzir a carga tributária das empresas, mas de fazer com que o controle dela seja possível.

Essa ferramenta propicia ao empreendedor a chance de manter os impostos em dia, além de ser uma forma utilizada para estudar todo o processo de tributação que envolve o empreendimento, possibilitando a possível redução dos impostos de maneira legal e fazendo com que a empresa em questão consiga poupar mais dinheiro para futuros investimentos em melhorias, na capacitação dos colaboradores, entre outras questões.

Dessa forma, a contabilidade tributária se utiliza do planejamento tributário para por em pauta todas as necessidades apresentadas pelo empreendedor e trazer a possibilidade de novos rumos para a empresa – o que pode ser muito bom, já que, sem dúvida alguma, o empreendedor conseguirá efetivar seus sonhos com maior facilidade e atingir o sucesso que sempre almejou! 

Mas se você não entende o que é a contabilidade tributária ou o planejamento tributário, não precisa se preocupar. Fizemos este artigo para te explicar como essa ferramenta contábil funciona e mostrar, também, as possibilidades que ela vai criar para o seu negócio.

E então, vamos lá?

Boa leitura!

Confira Nossos Serviços - Ram Assessoria Contábil

Atenção!

Antes de falarmos sobre o funcionamento da contabilidade tributária, é necessário ter em mente que a opção de troca entre regimes tributários somente estará disponível uma vez ao ano. 

Sendo assim, o empreendedor que resolver modificar a sua carga tributária – assim como é permitido pelos dispositivos legais – independente do tipo de elisão, só poderá fazê-lo no momento do pagamento do primeiro imposto cobrado no ano – em geral no mês de fevereiro – além disso, ainda é preciso se atentar ao fato de que essa decisão é permanente e, somente poderá ser modificada em caso de o empreendedor considerá-la equivocada. Ou seja, caso o seu empreendimento não se adapte, o processo de troca poderá ser feito no ano seguinte.

Agora que já entende um dos pontos mais importantes, vamos explicar como funciona a contabilidade tributária.

O que é e como funciona a Contabilidade Tributária

A contabilidade tributária, como já dito, é uma ferramenta contábil que visa elevar a gestão empresarial a ponto de fornecer ao empreendedor o controle e possível redução sobre os impostos pagos. Dessa forma, podemos considerar como fator essencial o planejamento tributário, visto que é uma sub-ferramenta que possibilita a redução da carga tributária.

Sendo assim, para que seja possível diminuir os custos com tributação, é necessário, através do planejamento tributário, fazer o estudo de todos os valores pagos e identificar brechas na lei para que estes não incidam mais sobre a atuação do empresário.

Contudo, é necessário ter em mente que a elisão por força de brechas nas leis não é a única forma de fazer essa diminuição, visto que há, também, a elisão por parte de incentivos legais.

E então, o que achou das informações?

Caso queira diminuir a carga tributária do seu negócio e fazer com que a sua gestão tenha muito mais controle sobre os impostos incidentes à sua atuação, entre em contato conosco!

Será um grande prazer poder ajudar!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Ram Assessoria Contábil?

Somos uma Contabilidade em Belém – PA, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @ramassessoriacontabil

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Summary
Contabilidade Tributária - Como ter o controle e reduzir os tributos?
Article Name
Contabilidade Tributária - Como ter o controle e reduzir os tributos?
Description
É sabido por todos que reduzir impostos é uma dos maiores sonhos da grande maioria do empreendedores do Brasil. Então, como forma de realização dessa vontade, surge a contabilidade tributária,  uma forma de não apenas reduzir a carga tributária das empresas, mas de fazer com que o controle dela seja possível.
Author
Publisher Name
Ram
Publisher Logo
Recomendado só para você!
Manter a roda da fortuna girando sempre ao favor do…
Back To Top