skip to Main Content
Como Fazer Folha De Pagamento – 5 Pontos Aos Quais Se Atentar

Como fazer folha de pagamento – 5 pontos aos quais se atentar

Entender como fazer folha de pagamento é de extrema importância visto que, segundo o artigo 464 da CLT, todas as empresas são obrigadas a emitir a folha de pagamento referente ao seu quadro de colaboradores.

O documento é crucial para a organização dos dados trabalhistas que, por sua vez, se transformarão em informações contábeis do negócio.

Além de ser de importante para a empresa, tais informações são muito úteis para o trabalhador.

Quer saber como fazer a folha de pagamento dos seus funcionários? Leia nosso post de hoje e confira 5 dicas que lhe auxiliarão neste processo!

Confira Nossos Serviços - Ram Assessoria Contábil

1. Defina um software para emitir a folha de pagamento

Se a sua empresa possuir poucos funcionários no quadro, realizar a emissão e controle de dados via Excel pode ser possível. 

Por outro lado, empresas com um grande volume de colaboradores exigem um controle mais rigoroso e denso – sendo necessária a contratação de um software.

Analise a necessidade do seu negócio e escolha o melhor método para gerenciar as informações e emitir a folha dos funcionários.

2. Apure todos os dados

A folha de pagamento concentra uma série de lançamentos, seja sobre a jornada de trabalho do funcionário, seja sobre dados pessoas e demais informações. Sendo assim, você deve possuir controle total de cada funcionário.

Seja via software ou planilha, crie um documento para cada mês e nele insira dados como: nome completo, data de admissão, cargo, salário, benefícios previstos, dentre outros.

Manter este documento sempre atualizado é crucial para criar uma folha de pagamento correta. Afinal, é a partir destes dados que a folha de todos os colaboradores será emitida.

3. Defina o que é salário bruto e salário líquido

Você sabe o que é salário bruto e salário líquido? Se ainda não sabe, recomendamos entender as diferenças.

O salário líquido refere-se ao salário do colaborador já excluindo os valores descontados para fins de Imposto de Renda e INSS. O salário bruto é aquele constatado antes dos descontos.

4. Calcule as horas trabalhadas

Fazer a análise do número de horas trabalhadas é um dos principais pontos para a elaboração da folha de pagamento. A recomendação é de que esse controle seja realizado através de cartões de ponto, mesmo que manuais; livros de ponto manuais ou relógios de ponto digitais – os mais utilizados atualmente.

É neste momento que você considerará as horas extras, faltas justificadas, injustificadas e afastamentos médicos ou por outros motivos.

5. Aplique corretamente os descontos em folha

Você deve se atentar aos descontos na folha de pagamento do funcionário. 

Referente ao INSS, o desconto varia entre 6 e 11%, dependendo do salário. No FGTS, o desconto é de 8% para contratos gerais e de 2% no caso de aprendizes.

Há também o desconto referente ao vale-transporte, que é de até 6%. Já para vale alimentação e vale refeição, é recomendado checar o que diz a convenção coletiva da categoria – o valor máximo permitido é de 20% sobre o salário-base. 

Emitir a folha de pagamento pode ser uma tarefa um tanto quanto complexa, uma vez que exige conhecimento sobre a aplicação de determinadas alíquotas, além de outros prontos previstos em lei. 

No entanto, se você possuir dúvidas durante o processo, uma boa pedida é contar com o suporte de um escritório contábil, que possui a expertise necessária para essa demanda.

Esperamos que tenha gostado do nosso conteúdo com 5 dicas sobre como fazer folha de pagamento! Quer contar sua experiência ao emitir a folha da sua empresa? Fale Conosco!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Ram Assessoria Contábil?

Somos uma Contabilidade em Belém – PA, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @ramassessoriacontabil

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Summary
Como fazer folha de pagamento - 5 pontos aos quais se atentar
Article Name
Como fazer folha de pagamento - 5 pontos aos quais se atentar
Description
Entender como fazer folha de pagamento é de extrema importância visto que, segundo o artigo 464 da CLT, todas as empresas são obrigadas a emitir a folha de pagamento referente ao seu quadro de colaboradores.
Author
Publisher Name
Ram
Publisher Logo
Recomendado só para você!
Atrair clientes pode ser uma tarefa complicada, principalmente quando não…
Back To Top