skip to Main Content
Como Fazer A Precificação De Serviços?

Como fazer a precificação de serviços?

Esta pode ser uma das grandes dores de cabeça da sua empresa, mas descubra agora, como fazer a precificação de serviços!

Marcos, um jovem empresário do ramo de serviços, percebeu que estava tendo dificuldade em competir com os preços dos concorrentes, o que fazia com que sua empresa não tivesse resultado positivo.

Só que conversando com Marcos, ele disse que para definir o preço de venda de seus serviços, ele utilizava a mesma métrica que um amigo seu usava e que dava certo.

Você acha que Marcos tinha claro os componentes do preço dos seus serviços?

Será que ele estava mesmo fazendo a precificação de serviços de forma correta?

Entre todas as responsabilidades que um empresário tem, a precificação de serviços é uma das que mais precisa de atenção especial, vez que sua empresa depende dela para se manter e desenvolver.

Sem ter o conhecimento exato de quanto cobrar por aquilo que oferece é praticamente impossível fazer qualquer tipo de previsão para seu negócio, impedindo que se realize uma gestão financeira eficiente.

Mas como fazer a precificação de serviços?

Continue com essa leitura que você vai descobrir como calcular o preço correto de venda para que o seu caixa fique sempre no azul.

Acompanhe!

Por que definir o preço de venda de um serviço

Antes de você saber como definir o preço de venda dos seus serviços, é preciso que fique bem clara a necessidade de se fazer isso.

É um equívoco pensar que a importância de precificar serviços refere-se apenas à estratégia de atração de clientes; vez que existem outras boas razões para isso:

  • Enfrentar a concorrência – até que ponto pode ir para se manter competitivo?
  • Satisfazer o consumidor.
  • Melhorar resultados.
  • Garantir que tenha recursos em caixa para pagamento das obrigações relacionadas a empresa.
  • Conceder descontos, saber qual a margem mínima aceitável para que sua empresa não tenha prejuízos na venda.
  • Ajustar o público-alvo.

Sabemos que existem sim muitas dificuldades em determinar o preço adequado para serviços, principalmente quando você não sabe as variáveis que deve considerar nesse cálculo, por isso recomendamos fortemente que você busque apoio de uma contabilidade para te ajudar nesse importante processo.

Acertando na precificação de serviços

Agora que você conhece as vantagens de uma boa política de preços, vamos te apresentar as etapas obrigatórias para que sua precificação seja feita de modo adequado:

  • Conheça detalhadamente quais são os custos e despesas de sua empresa.
  • Defina claramente qual sua margem de lucro.
  • Considere o preço de venda compatível com o praticado por seus concorrentes.

Use fórmulas para precificar, a rigor, uma boa precificação de serviços deve contemplar o custo do serviço, as despesas fixas e variáveis, os impostos incidentes sobre a prestação dos serviços, além da margem de lucro desejada.

No entanto, calcular o preço não é simplesmente somar os itens mencionados acima, existe a fórmula correta para se fazer esse cálculo. Um bom profissional da contabilidade pode te ajudar bastante quanto a isso.

O ponto de equilíbrio

Outro termo bem relevante para o processo da precificação dos serviços de sua empresa é o ponto de equilíbrio, que está diretamente associado à lucratividade e rentabilidade do negócio.

Encontrar o ponto de equilíbrio na definição de uma política de preço é válido tanto para alcançar um preço que não gere resultados financeiros negativos quanto para não buscar um lucro irreal e que espante seus clientes.

Buscar ajuda de uma contabilidade capacitada é uma excelente maneira de você não deixar para trás nenhum aspecto técnico, que possa influenciar o preço cobrado dos clientes e as finanças do seu negócio.

Além disso, um contador experiente, que lida diretamente com esse tipo de situação é um grande parceiro ao oferecer novas perspectivas sobre como sua empresa prestadora de serviços deve precificar e administrar o seu trabalho.

Então exerça seu profissionalismo para iniciar um processo eficiente e correto de como fazer a precificação de serviços. E não faça como Marcos, pois cada negócio tem suas particularidades para se manter competitivo e rentável.

Se precisar de ajuda, conte com nossa contabilidade para empresas de serviços.

Será um prazer te ajudar!

Um forte abraço.

Fonte: Hands

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Ram Assessoria Contábil?

Somos uma Contabilidade em Belém – PA, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @ramassessoriacontabil

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Recomendado só para você!
Você sabe o que é um negócio sustentável e qual…
Back To Top