skip to Main Content
Balanço Patrimonial – Entenda O Que é E Como Realizar O Seu!

Balanço Patrimonial – Entenda o que é e como realizar o seu!

Precisa fazer o Balanço Patrimonial da sua empresa com urgência e não sabe nem como começar?

Acredite, isso é mais comum do que você imagina. Detalhes sobre a contabilidade de empresas muitas vezes acabam sendo negligenciados, principalmente por empreendedores que migram do Simples Nacional para o Lucro Presumido ou Lucro Real, que são mais complexos.

Mas o que é esse Balanço Patrimonial e, ainda mais importante, como fazer um para entregar à Receita Federal?

Esse é o objetivo deste artigo! Por isso, continue conosco nos próximos parágrafos. Vamos mostrar o que é o Balanço Patrimonial, junto a um pequeno passo a passo do que precisa para criar e entregar o seu!

Confira Nossos Serviços - Ram Assessoria Contábil

O que é um Balanço Patrimonial?

De maneira bem resumida, o Balanço Patrimonial nada mais é do que um documento contábil que você apresenta para a Receita Federal ou em licitações para prestação de serviços em empresas públicas.

O que torna esse documento tão importante é que ele funciona como um diagnóstico da saúde financeira do seu negócio, em um determinado período.

Se já tem certo domínio em alguns conceitos de contabilidade, pode ter achado ele muito parecido ao fluxo de caixa. Tome cuidado: são duas coisas diferentes!

O fluxo de caixa é um documento flexível. Ou seja, você o altera diariamente, na maioria das vezes. Se acessá-lo no dia 20 do mês e, em seguida, no dia 23, é possível que tenha valores diferentes.

Já o Balanço Patrimonial é estático. Após feito, ele não é editado novamente. Se fez o balanço de fevereiro/2019 e agora precisa colocar as informações de março, você não abre o balanço de fevereiro. Você simplesmente cria um novo documento para refletir a situação financeira de março.

Agora que entendeu o que o Balanço Patrimonial representa e sua diferença em relação ao fluxo de caixa, veja abaixo quais elementos compõem o balanço e o que deve fazer para montar sua própria documentação!

Como fazer um Balanço Patrimonial?

Primeiro, você deve relacionar todos os ativos da sua empresa. Cuidado, não estamos falando apenas do dinheiro que tem em caixa no final do período. 

Aqui, deve colocar o que tem em caixa, o valor do estoque e dos equipamentos que possui, os valores a receber e quaisquer outros bens, como veículos ou aplicações financeiras.

Some o total de todos os ativos.

O segundo passo é fazer uma relação dos passivos da empresa. Ou seja, todos os pagamentos e obrigações financeiras que sua empresa tem. Fornecedores a pagar, salários, parcelas de débitos, qualquer coisa que estiver devendo.

Some também o total de todos os passivos.

Agora, chegamos à fase final da criação do seu Balanço Patrimonial.

Calcule a diferença entre os ativos e passivos da sua empresa. O resultado será o seu Balanço Patrimonial daquele período! Vale notar que o resultado também representa seu lucro bruto ou prejuízo.

Apesar de ser um cálculo simples, é importante mencionar que estamos diante de um processo bem trabalhoso. Em empresas com rotação de estoque regular, inclusive, pode ser uma tarefa que vai exigir a ajuda de outros colaboradores.

Ainda assim, fazer o Balanço Patrimonial é essencial para qualquer empresa que queira fazer negócios na esfera pública ou precisa entregar o exercício para o cálculo de Tributos nos regimes de Lucro Presumido e Lucro Real.

Precisa de ajuda para fazer o Balanço Patrimonial do seu negócio? Então entre em contato conosco!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Ram Assessoria Contábil?

Somos uma Contabilidade em Belém – PA, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @ramassessoriacontabil

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Summary
Balanço Patrimonial - O que é e como realizar?
Article Name
Balanço Patrimonial - O que é e como realizar?
Description
Precisa fazer o Balanço Patrimonial da sua empresa com urgência e não sabe nem como começar? Acredite, isso é mais comum do que você imagina. Detalhes sobre a contabilidade de empresas muitas vezes acabam sendo negligenciados, principalmente por empreendedores que migram do Simples Nacional para o Lucro Presumido ou Lucro Real, que são mais complexos.
Author
Publisher Name
Ram
Publisher Logo
Recomendado só para você!
Mantenha a disciplina e a organização e todo o resto…
Back To Top