skip to Main Content
Afinal De Contas, Dentista Pode Ser MEI Em 2020?

Afinal De Contas, Dentista Pode Ser MEI Em 2020?

Descubra Se Dentista Pode Ser MEI E Garanta Novas Possibilidades Para A Sua Atuação Em 2020!

Se Você Tem Se Perguntado Se Dentista Pode Ser MEI E Não Acha Uma Resposta Plausível, Não Se Preocupe! Agora, Os Seus Problemas Acabaram…

Com a chegada da crise, muitos profissionais do ramo da saúde estão extremamente interessados em abrir o seu próprio negócio, mas, em particular, os que mais estão atrás dessa possibilidade são os dentistas.

Por isso, em meio a toda essa loucura da pandemia, surge uma pergunta um tanto complexa de ser respondida por alguém sem conhecimento sobre os pormenores da abertura de uma empresa: afinal de contas, dentista pode ser MEI?

Então, sendo assim, resolvemos escrever este artigo para que você entenda se dentista pode ser MEI ou não e, é claro, para que conheça as particularidades dessa modalidade de negócio.

Aproveite a leitura!     

O Que É A Modalidade MEI?

Antes de entender se dentista pode ser MEI ou não, é preciso compreender o que isso significa, não é mesmo?

O Microempreendedor Individual, ou MEI, como é chamado normalmente, é uma modalidade de empreendedorismo que visa facilitar, incentivar e possibilitar a regulamentação de profissões que, antes, eram exercidas de maneira autônoma sem nenhum tipo de regulamentação ou garantias.

Dessa maneira, para que fosse possível desenvolver essa modalidade de empreendedorismo, em 1 de julho de 2008, se deu a criação do MEI, onde, por meio de uma carga tributária reduzida e simplificada, as pessoas poderiam ter garantias governamentais, assim como direitos para os seus negócios.

Uma outra particularidade bem interessante sobre o MEI é que sua tributação é feita através do Simples Nacional, um tipo tributário que visa, da mesma forma, facilitar o pagamento dos tributos devidos aos âmbitos Federal, Estadual e Municipal por meio de uma única guia de impostos conhecida como DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

Sendo assim, vale dizer que, devido ao fato de as maiores vantagens de ser Microempreendedor Individual se concentrarem na baixa carga tributária e facilidade de abertura do negócio, o novo empresário deverá pagar mensalmente um valor fixo de impostos, sem ter de fazer os cálculos relacionados às alíquotas. Ou seja, o valor de tributação varia apenas de acordo com a atividade desenvolvida e o seu enquadramento.

Portanto, os valores a serem pagos no DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) são, em 2020:

Atividade do MEI

INSS

ICMS/ISS

Total

Comércio e Indústria – ICMS52,251,0053,25
Serviços – ISS52,255,0057,25
Comércio e Serviços – ICMS e ISS52,256,0058,25

Como Funciona A Modalidade MEI?

Bom, assim como você pôde perceber, ser MEI não é uma coisa tão complexa como algumas pessoas pintam. Contudo, apesar da facilidade tanto no processo de abertura – que pode ser feita através do Portal do Empreendedor totalmente online – quanto no pagamento dos impostos e tributos, o Microempreendedor Individual precisará conhecer as particularidades que permeiam a sua atuação e, é claro, que viabilizam a legalização do seu negócio.

Dessa forma, para que seja possível fazer isso sem deparar com problemas pelo caminho, é de suma importância conhecer as atividades aprovadas pela legislação para a adequação à essa modalidade.

E, então, em meio a todas essas informações, chegamos ao ponto que você estava esperando… dentista pode ser MEI ou não?

Afinal De Contas, Dentista Pode Ser MEI?

Para entender se dentista pode ser MEI, antes é preciso compreender que há uma legislação que rege todas as atividades permitidas, assim como dissemos antes. 

Portanto, infelizmente, a resposta é não!

Dentista não pode ser MEI porque sua ocupação não está regulamentada na lista de atividades que compreendem essa categoria.

Contudo, vale esclarecer que existem diversas outras formas de abrir o seu próprio consultório de odontologia e ter sucesso.

Sendo assim, para isso, basta que você tenha o auxílio de um contador especializado no seu ramo de atuação e conheça os pormenores que regem as possibilidades para o seu molde de negócios.

E é exatamente por isso que nós estamos aqui!

Todos os nossos profissionais são experts em contabilidade para clínicas odontológicas e, sem dúvida alguma, poderão garantir não apenas comodidade, mas toda a segurança necessária no processo de abertura da sua empresa e, é claro, no caminho que você seguirá até alcançar a realização dos seus objetivos.

Por isso, caso precise de auxílio especializado, entre em contato com a gente o mais rápido possível! 

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Ram Assessoria Contábil?

Somos uma Contabilidade em Belém – PA, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @ramassessoriacontabil

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Summary
Afinal De Contas, Dentista Pode Ser MEI Em 2020?
Article Name
Afinal De Contas, Dentista Pode Ser MEI Em 2020?
Description
Descubra Se Dentista Pode Ser MEI E Garanta Novas Possibilidades Para A Sua Atuação Em 2020! Se Você Tem Se Perguntado Se Dentista Pode Ser MEI E Não Acha Uma Resposta Plausível, Não Se Preocupe! Agora, Os Seus Problemas Acabaram...
Author
Publisher Name
Ram
Publisher Logo
Recomendado só para você!
Quem tem uma empresa, de qualquer porte, até mesmo MEI (microempreendedor individual),…
Back To Top